O desenvolvimento de novas tecnologias revolucionou o modo da sociedade se relacionar. Isso é inquestionável. Seja entre indivíduos ou instituições. Com tanta agilidade e acesso a informação, o cidadão consegue se informar melhor sobre seus direitos e deveres. Felizmente, a área digital vem se desenvolvendo muito nesse sentido, trazendo novas ferramentas que facilitam o diálogo e a negociação entre partes.

A Anatel, por exemplo, vem desenvolvendo aplicativos que favorecem muito a vida do consumir de serviços de telecomunicações. A empresa, que possui um aplicativo chamado Anatel Consumidor – para abertura e acompanhamento de reclamações, lançou outro nos últimos meses.

O novo dispositivo faz a comparação de ofertas dos serviços de telecomunicações: telefonia fixa, telefonia móvel, banda larga e TV por assinatura.

Já é de dever das prestadoras de serviços disponibilizar gratuitamente – de forma padronizada e de fácil acesso – as informações sobre as ofertas desses serviços para serem comparadas pelo consumidor. É o que estabelece o Regulamento Geral de Direitos do Consumidor (RGC) da Anatel.

O aplicativo vem então facilitar a vida dos consumidores com a comparação das ofertas dessas empresas, permitindo que ele realize a melhor escolha.

O dispositivo é resultado da parceria firmada entre a Anatel e o Conselho Federal Gestor do Fundo de Defesa de Direitos Difusos (CFDD), do Ministério da Justiça.

Sua implantação inciou-se em agosto e será disponibilizado durante um período inicial, para um número determinado de usuários cadastrados para  avaliar seu desenvolvimento. Os feedbacks desses usuários orientarão as empresas na melhoria da base de dados de ofertas do aplicativo nos próximos meses.

Além das vantagens trazidas aos consumidores, o aplicativo incentiva uma concorrência sadia entre as empresas que buscarão pela melhoria continua na oferta de seus serviços e na prática de preços.

Recursos como esses são para nós uma oportunidade de fazer valer o direito do consumidor. Nossa equipe acredita na diferença que essas novas mídias podem fazer a favor da sociedade e do direito de consumo.

 

*Outros aplicativos a favor do Direito do Consumidor

Código de Defesa do Consumidor

aplicativo do CDC é um excelente instrumento para quando estiver em uma loja comprando algum produto ou serviço e tiver dúvida sobre seu direito ou dever. Por meio de um mecanismo de busca por palavra-chave, você poderá, de qualquer lugar, encontrar a parte da lei referente ao problema que precisa resolver. Disponível para Android, IOS, e Windows Phone.

Recursos como esses são para nós uma oportunidade de fazer valer o direito do consumidor. Nossa equipe acredita na diferença que essas novas mídias podem fazer a favor da sociedade e do direito de consumo.

Me atende

O app Me Atende tem por objetivo facilitar o relacionamento entre consumidores e empresas. O aplicativo gratuito, permite que o cliente solicite o contato da companhia com a qual precisa falar e receba o retorno dela sem precisar passar por filas de espera e arcar com qualquer custo de ligação telefônica. Compatível com os sistemas operacionais iOS e Android.

 

Procons

Nem todos os Procons fazem atendimento on-line, mas alguns oferecem a possibilidade de o consumidor fazer uma reclamação via internet e/ou telefone, além de oferecer um aplicativo que possibilita o consumidor obter informações sobre seus direitos e deveres em tempo real, acessar o mural de reclamações e outros serviços. Atualmente, os Procon CariocaMeu Procon-RJ e Procon Cuiabá dispõem de aplicativos. Além disso, no site do Procon-SP, por exemplo, há uma lista de sites que devem ser evitados, atualizada periodicamente.
*Fonte: O Globo – Economia